GAAB
O GAAB foi criado a partir de uma necessidade profissional para atender animais que são resgatados pelos órgãos oficiais e que por motivos diversos acabam ficando no espaço da Biofauna. São animais que por conta do descaso das pessoas são mutilados ou ficam doentes e necessitam de cuidados especiais. Sua sigla significa: Grupo de Apoio Ambiental BIOFAUNA, sendo assim, é muito requisitado para trabalhos periciais em conjunto com órgãos oficiais como a Policia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Esses laudos são complementos judiciais que ajudam o corpo técnico jurídico, através da confecção do “relatório biológico” do ocorrido entender como se dão os maus tratos nos animais.
Este é um trabalho pioneiro, onde os biólogos e veterinários participam voluntariamente dos trabalhos de apreensões e vistorias com os referidos órgãos oficiais.
Esse trabalho, em sua maior parte envolve tráfico e maus tratos, onde em geral, nossos maiores índices são aves, como papagaios, passeriformes (aves de pequeno porte), araras, leões e outros animais silvestres e exóticos. Em alguns casos são solicitados laudos para animais domésticos, o que é raro, no entanto, os domésticos são freqüentemente vítimas de maus tratos, mas não há o hábito de denúncia por parte da população.
Visão
A Biofauna é um grupo de profissionais que acredita que o caminho para o bem estar global é a busca do equilíbrio entre a fauna, flora e a condição humana, como protetores e mantenedores dos ecossistemas.
Dessa forma, entendemos que, como estudiosos e especialistas em biologia e veterinária, podemos levar às pessoas a orientação devida para que elas alcancem um entendimento da importância no trato dos animais sejam eles animais domésticos, silvestres ou exóticos, bem como a importância do desenvolvimento e manutenção de recintos adequados para cada um deles.
Dentro do trabalho da Biofauna cabe ainda o desenvolvimento do ponto de vista científico, seja para o público leigo ou para o público de estudiosos, em qualquer grau, pleiteando o desenvolvimento do comportamento equilibrado no trato com a fauna, flora ou áreas afins das ciências biológicas.
Objetivos
A Biofauna trabalha para levar aos seus clientes um serviço com padrão de excelência no que tange o bem estar animal e de seus protetores, sempre apoiados nos pilares da ética profissional e o respeito a fauna, flora e seu equilíbrio.
Conheça quem integra a equipe Biofauna:
Andréa Filomena Freixeda
Bacharel em Biologia
Licenciatura Ciências Biológicas - Faculdade Profº Carlos Pascolale/ Unifeo - 1989/94
Formação em Terapia Comportamental Humana e Animal
Curso e Pesquisa orientada pela Flower Essence Society - Nevada City / California , USA . 1998
Pericia Ambiental
UNESP - Rio Claro - 2004
Técnico em Patologia Clínica
Colégio Fernão Dias Pais - 1982/86
CRB (Conselho Regional de Biologia)
REGISTRO Nr. 18803/01-D
CRT (Conselho Regional de Terapia)
REGISTRO Nr. 25634
Perícia Ambiental - UNESP RIO CLARO
Registro acadêmico - N: 703
Atuante desde 1983, vem desenvolvendo trabalhos de bem estar animal como protetora.
Profissionalmente realizou estágios em diversas entidades como clinicas veterinárias, zoológicos e criadouros municipais, estaduais e particulares nos trabalhos de manejo e terapia em animais silvestres e exóticos. Já públicou trabalhos em congressos nacionais e internacionais nos temas entre parasitologia, terapia comportamental e complementar a alopatia, também trabalhos com dietas alimentares em animais silvestres e exóticos para complementos em zoológicos e criadouros científicos e conservacioniostas.
Em 1996 criou o espaço Biofauna, o primeiro em Osasco com centro de Educação Ambiental para escolas da região. Vem divulgando a Educação Ambiental desde então, sempre em combate ao tráfico de animais no País. Atuando também no GAAB, Grupo de Apoio Ambiental Biofauna, é responsável por laudos técnicos em apoio aos Órgãos Oficiais que solicitam esse trabalho que é voluntário, vem desenvolvendo um perfil para esse tema e publicações atualizadas em congressos na área de criminalística.
Raimundo Novaes Alencar Junior
Centro Universitário Fieo – SP
Graduação em Biologia – Dez/2004
Licenciatura Plena em Biologia – Dez/2004
Biólogo apaixonado pela profissão, muito atuante na área ambiental relacionado a educação e atividades científicas. Trabalha com comportamento animal pela (IPE) Instituto de Psicologia Experimental- Universidade de São Paulo. Atualmente, biólogo da BIOFAUNA em assuntos relacionados a atividades sócio-ambiental, comportamento animal e ecólogo; já teve atuante em vários projetos em monitoramento de trilhas ecológicas para formação acadêmica de estudantes em biologia. No GAAB (Grupo de Apoio Ambiental Biofauna) atua como biólogo em laudos técnicos para Órgãos Oficiais. Também atuou em laboratório de bacteriologia e extração de venenos em ofídios no Instituto Butantã.
Lupercio Tadeu Markunas
Formado em Medicina Veterinária
Universidade de Alfenas – MG
Atuando em inúmeros projetos de castração e posse responsável, é ativista na causa de animais necessitados em áreas livres assim como nos trabalhos do GAAB (Grupo de Apoio Ambiental Biofauna ), atuando como veterinário em laudos complementares, voluntariamente.
Atua na Biofauna desde 2005, atendendo animais silvestres, exóticos e domésticos. Já desenvolveu trabalhos em clinica de animais em criadouro. Também públicou trabalhos científicos em congressos na área de clinica veterinária em zoológicos e criadouro. Realiza palestras em conjunto com Órgãos Oficiais e dá apoio a divulgação da Educação Ambiental na BIOFAUNA.
Apoio técnico:
Dra. Alessandra Cury
Médica Veterinária
Assuntos técnicos, acessoria.
Edélcio Muskat
Biólogo
Assuntos acadêmicos, acessoria.
Cynthie Eisner
Diretora de assuntos internacionais (WORCESTER, MASSACHUSETTS, USA)
Contato: cynthie2@hotmail.com
Van Maia
Webdesigner
Contato: vanmaia_c@terra.com.br
Equipe especial do GAAB
Em agradecimento e inspiração,
Aos amigos que nos apóiam e nos dão forças, nos mostrando a importância de nosso trabalho.
Steve Johnson
Steve é co-produtor das Essências Florais do Alaska, bombeiro florestal americano, descobriu um paraíso de flores silvestres no interior do Alasca e criou em 1983 um repertório de oito essências, que cresceu para 72, acrescido também de flores cultivadas. As terras geladas abrigam milhões de acres de tundras e florestas que se destacam pela pureza, vitalidade e resistência – muitas plantas crescem em uma fina camada de solo sobre gelo permanente. Através de sua dedicação e de seu trabalho detalhado Steve nos traz a oportunidade de usar essas maravilhosas essências para que possamos desfrutar de seus benefícios, assim nos apoiando e nos curando em diversos males. www.alaskanessences.com
Cynthia Asseff
Junto com a Equipe das “Essências Florais” é uma pioneira quando falamos em Essências Vibracionais, Florais e terapia. Muito equilibrada e Incansável tradutora, nos apóia em eventos anuais em todos os temas de “Bem estar animal”, nos dá forças e esperanças, fazendo com que nosso dia seja aproveitado ao máximo e se renove em uma esperança de um novo encontro. Cynthia é terapeuta Floral e atende em uma das mais tradicionais entidades para a Cura Vibracional em São Paulo. O Espaço “Essências Florais” www.essenciasflorais.com.br
Veja através de nosso trabalho a visão de valores da Biofauna
Apoio em solturas para entidades de proteção ambiental e Policia Ambiental de aves sendo caçadas em área de preservação SP
Educação ambiental para escolas estaduais e em periferias.
Palestras sobre posse responsável, maus tratos em animais, rodeio, circo e tráfico de animais na própria sede da Biofauna.
Resgates de animais necessitados,
Informações, apoio técnico e orientações para quem necessita melhorar a vida do seu animal de estimação (sempre encaminhado por órgãos oficiais).
Ratão do banhado, morto por caçadores. Necropsia em apoio a Policia quando necessita de laudos para processos Jurídicos.
Combate à caça.
Repressão às rinhas.
Tratamento em animais silvestres recebidos pela Policia.
Educação ambiental em parques ecológicos.
Contato animal na sede da Biofauna.
Equilíbrio ambiental
Trabalhos de medicina Vibracional para animais.
Treinamento em cães farejadores.
Reiki, acupuntura e radiestesia em animais.
"O Homem é o único animal que consegue estabelecer uma relação amigável com as vítimas que ele pretende comer".
Samuel Butler (Novelista Inglês - 1835-1902)
"Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem, há uma só diferença: a vítima."
Lamartine
Nós do GAAB – Grupo de Apoio Ambiental BIOFAUNA, somos contra qualquer atividade humana onde o animal fica exposto aos maus tratos, seja atividade social, acadêmica, cultural ou folclórica.